Vírus
Vírus

  

Não têm organização celular, pois não são constituídos de células. São formados por um capsídeo ( moléculas de proteínas) que protege o material genético, que pode ser DNA ou RNA de pendendo do vírus.

Quando não estão se reproduzindo, os vírus não apresentam nenhuma atividade vital: não crescem, não degradam; não fabricam substâncias e não reagem a estímulos. Possuem grande capacidade reprodutiva: em poucas horas um único vírus é capaz de produzir milhões de novos indivíduos.

SÃO PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS. Os vírus não têm o maquinário necessário para  a multiplicação do material genético e síntese de proteínas do capsídeo, por isso os vírus invadem as células e usam seu maquinário para realizar essas funções.

 Ao invadir uma célula um vírus pode assumir o comando das atividades celulares e fazer com que a célula hospedeira passe a trabalhar quase exclusivamente na produção de novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas transformações no metabolismo celular e pode levar as células infectadas à morte.

Bacteriófagos (fagos): vírus que se reproduzem no interior das bactérias.

Vírus da Gripe → RNA

HIV→ retrovírus ( transcriptase reversa), RNA. Catalizam a produção de DNA a partir do RNA viral. Infecta os Linfócitos T ( glóbulo branco).