DST
DST

 

       Doenças infecciosas transmitidas essencialmente pelo contato sexual. Também conhecidas por doenças venéreas, podem levar a infertilidade, gravidez ectópica (fora da localização normal), doenças neonatais, câncer anogenital e morte. Os agentes causadores mais comuns são os vírus , como o HIV, causador da Aids, ou as bactérias, como a Neisseria gonorrhoeae, que provoca a gonorréia, e a Treponema pallidum, causadora da sífilis. Os fungos, por exemplo, podem provocar a candidíase. Algumas doenças, como a Aids , também são transmissíveis por transfusão de sangue contaminado. As principais doenças sexualmente transmissíveis são a Aids, a sífilis e a gonorréia.

       Descoberta nos anos 80, a Aids ainda não tem cura. É transmitida quando o vírus HIV entra em contato com a corrente sanguínea, infecta e destrói os linfócitos  do tipo CD4+, responsáveis pelo sistema imunológico.

       Sífilis – Doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Na fase inicial, os sintomas são pequenos nódulos e feridas nos órgãos genitais. Nesse período, a cura é rápida com a administração de penicilina. Na fase secundária, dois a quatro meses após o contágio, se não houver tratamento, surgem pequenas manchas rosadas na pele, erupções indolores nas mucosas e cistos no corpo. Essa fase pode ser tratada com antibióticos e a doença não deixa seqüelas. Se chegar à fase crônica, pode provocar problemas neurológicos. A sífilis pode ser prevenida com o uso de preservativo.

Gonorréia – Doença infecciosa da mucosa genital causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. No homem, os principais sintomas são o aparecimento de pus na uretra e dor ao urinar. Na mulher, os sinais mais comuns são corrimento vaginal, ardência ao urinar e dores na vulva. É curada com antibióticos e previne-se com o uso de preservativo. Se não tratada, pode causar estreitamento da uretra, inflamação da bexiga (cistite), inflamação da próstata e esterilidade.