Periodontite
Periodontite

 

As doenças periodontais variam desde simples inflamação na gengiva até doença séria que resulta em dano importante aos tecido moles e ossos que dão suporte aos dentes. Nos piores casos, dentes podem ser perdidos.

Causas das doenças periodontais
A boca é cheia de bactérias. Essas bactérias, junto com muco e outras partículas, constantemente formam placas dentárias. Escovação e uso do fio dental ajudam a se livrar das placas. A placa que não for removida pode endurecer em formar tártaro, que é um abrigo a bactérias que a escovação não consegue limpar. Somente uma limpeza profissional feita por um odontologista pode remover o tártaro.

Doenças na gengiva são uma ameaça à saúde oral. Pesquisas também apontam para possíveis efeitos na saúde de doenças periodontais que vão além da boca. O aparecimento e progressão das doenças periodontais dependem em grande escala dos cuidados diários com os dentes e gengivas.

 

Periodontite
A gengivite pode progredir para periodontite quando não é tratada. Na Periodontite a gengiva se separa dos dentes e forma “bolsas” que são infectadas. O sistema imunológico do corpo luta contra a bactéria à medida que a placa se espalha e cresce por baixo da linha da gengiva. Toxinas de bactérias e as enzimas do corpo que lutam contra a infecção começam a destruir o osso e tecido conectivo que segura o dente. Se não tratada a periodontite pode ocasionar a destruição dos ossos, gengiva e tecido conectivo que seguram os dentes. Os dentes podem ficar moles e precisar ser extraídos.